II Jornada Internacional de Secretariado – Palestrantes Italianas

A II Jornada Internacional de Secretariado foi iniciada no dia 19/05 e já no segundo dia de evento, Ercilia Gatto recebeu duas palestrantes diretamente da terra das massas, isso mesmo, palestrantes falando diretamente da Itália.

Uma delas é italiana de nascença, a outra nasceu na Bahia, mas foi na Itália que construiu toda sua carreira. E você deve tá se perguntando, a palestra foi em português? Não! Não foi! Ercilia Gatto ficou responsável pela tradução. A audiência adorou ver Ercilia se comunicando em italiano.

II_jornada_internacional_de_secretariado_dia_2

Como o segundo dia de II jornada Internacional de Secretariado foi em um sábado, o evento teve início às 15h, e a audiência estava muito entusiasmada para conhecer mais sobre as palestrantes.

A primeira foi a Secretária Executiva italiana, Evita Paleari, que abrilhantou o evento falando sobre a sua experiência como Secretária Executiva de uma grande emissora de TV italiana. 

O mais interessante de trazer uma palestrante internacional ao evento, é justamente mostrar as experiências vividas como Secretária Executiva fora do Brasil, e é notório que os fardos carregados por profissionais de Secretariado, aqui no Brasil, são muito parecidos com os que Evita trouxe para sua palestra.

O cuidado com a denominação da profissão

Evita, assim como Ercilia, acredita que os profissionais de Secretariado não devem aceitar outras denominações para a profissão, como assistentes, staff e etc. Elas acreditam na valorização do/da Profissional de Secretariado, e exigir que sejam chamadas (os) de Secretárias Executiva e Secretários Executivos. Isso é uma das formas da valorização da profissão, que mesmo tão importante dentro das organizações, muitas vezes é negligenciada pelos superiores e gestores.

As experiências de Evita na Itália, nos fazem perceber que temos que valorizar a nossa profissão a cada dia mais, não dá para não se impor, é importante ter orgulho de sermos Profissionais de Secretariado.

II_jornada_internacional_de_secretariado_dia_2_0
Young secretary looking at camera with toothy smile by her workplace while networking

O Segundo tempo se falou sobre a saúde mental

Em seguida, foi a vez da psicóloga Virginia Salles falar sobre “A saúde mental em tempos de isolamento e trabalho remoto”. Virginia construiu toda sua carreira na Itália e às vezes até tem dificuldade em falar o português, pelo fato de rotineiramente não usar o idioma. Mas um bom filho nunca esquece a sua língua, e ela falou maravilhosamente sobre esse tema tão importante.

E reforçou a sua vontade de em outras oportunidades poder falar mais com o público de Secretariado. Ercilia fez o convite ao vivo para que ela participasse de outras ações do Secretariado do Brasil e ela prontamente aceitou, quem estava lá na live adorou. Evita também demonstrou seu interesse em compartilhar suas experiências mais vezes com o público do Secretariado do Brasil.
Perdeu as palestras? Você pode assistir no Youtube clicando abaixo:

Seria ótimo mesmo a participação na plataforma

E quem sabe no futuro não teremos a psicóloga Virginia na Plataforma de Formação Continuada para Profissionais de Secretariado? Seria muito bom, não é? 

A Plataforma de Formação Continuada para Profissionais de Secretariado, é um espaço criado pelo Secretariado do Brasil, para oferecer cursos focados nos profissionais de Secretariado e áreas afins. 

Com um investimento de apenas 49,90, mensais, você terá acesso a mais de 100h de conteúdos e cursos, inicialmente. Lembrando que todo mês novos cursos e conteúdos são adicionados à Plataforma, uma ótima oportunidade de tornar o seu currículo cada dia mais atrativo para as empresas e organizações.

Você poderá fazer os cursos da maneira que você achar melhor, fazendo onde quiser e quando quiser, você define a sua própria rotina de estudos. CONHEÇA A PLATAFORMA

Envolva-se!

Comentários

@peepso_user_4517(Monique Cury Follador) Show de jornada!
1 dia atrás 1 dia atrás