Onde_um_profissional_formado_em_secretariado_pode_atuar

Onde um Profissional formado em Secretariado pode atuar?

O Profissional capacitado a exercer a atividade de Secretariado pode atuar em diversas empresas no mercado de trabalho, se você tem dúvidas sobre quais as áreas pode trabalhar, aqui você vai descobrir sua importância para as empresas e é claro onde um profissional formado em Secretariado pode atuar.

Umas das informações mais observadas para quem está escolhendo uma profissão ou fazendo transição de carreira é saber se a área pretendida é requisitada no mercado de trabalho.

E quanto a profissão de Secretária ou Secretário as perspectivas são muito boas. Pois a atuação do Profissional de secretariado é requisitada como ponto estratégico dentro vários segmentos.

onde_um_profissional_formado_em_secretariado_pode_atuar_2        secretária trabalhando em home office

Os campos de atuação do profissional de Secretariado

A seguir você pode conferir quais são as PERSPECTIVAS quanto ao mercado de trabalho onde um Profissional formado em Secretariado pode atuar:

  • COMPETITIVO: Hoje uma Secretária tem uma ocupação estratégica dentro das empresas que estão exigindo que a atuação do Profissional do Secretariado seja de qualidade. Com o mercado cada vez mais competitivo é necessário investir em uma boa formação para alcançar as melhores oportunidades.
  • EM CRESCIMENTO: O mercado é tão movimentado que segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) a Profissão de Secretária executiva é a terceira que mais cresce no mundo. 

Atribuições que um profissional formado em Secretariado pode atuar

Aqui percebemos que apesar de ser uma área bastante concorrida as expectativas de sucesso serão grandes se o Profissional se preparar.

Bem, chegou a hora de falarmos especificamente das áreas de atuação do Profissional de Secretariado.

O Secretário executivo é uma profissão versátil, que tem diversas atribuições, podendo atuar em organizações de natureza privada, pública e terciária, levando em conta princípios e formas de organização.

Você também pode encontrar a atuação do Profissional de Secretariado na área de consultoria executiva, consultoria de negócios, consultoria de marketing, consultoria de recursos humanos, gestão de negócios, gestão de eventos e em algum trabalho próprio para a área de secretariado.

O Secretário ou a Secretária é o profissional que atua em escritórios colaborando com os executivos. É uma profissão que envolve muitas tarefas funcionais, mas que vem ganhando posições de destaque e se tornando bastante planejada.

Em escritórios, esse profissional pode atuar como recepcionista ou assistente administrativo. Ele organiza o ambiente de trabalho, arquiva documentos, escreve cartas, ofícios e comunicados.

Para você entender melhor a dinâmica, separamos algumas áreas de atuação para demonstrar onde um Profissional formado em Secretariado pode atuar. Confira:

Secretariado Executivo

A princípio, nesta função o Secretário ou Secretária trabalha colaborando com os empresários e executivos gerenciando tarefas administrativas e controlando a qualidade dos métodos e informações.

Também faz parte de suas funções organização do local de trabalho, gestão de agenda, criação de correspondências e documentos, controle de arquivos, escrever documentos e comunicações internas e externas do seu setor.

As reuniões executivas também são organizadas por uma Secretária, isto é, ela arruma as pautas das reuniões, bem como reduzir e reúne dados e documentos para apresentar.

Esse Profissional pode ser uma importante chave dentro da comunicação empresarial quando é necessário encontro entre pessoas que não falam a mesma língua, pois os mesmos atuam como interpretes.

Ambientes Comerciais onde um profissional formado em secretariado pode atuar

A princípio, uma das áreas de atuação de um Secretário é a linha de frente de um escritório ou ambientes comerciais. Sendo recepcionista ou assistente administrativo o Secretário cuida da organização do ambiente de trabalho e até mesmo o primeiro atendimento ao cliente. Dentro dos trabalhos administrativos estão aptos para participar de reuniões, cuidar dos documentos, escrever cartas, ofícios e comunicados.

Gestão de Eventos onde o profissional formado em secretariado pode atuar

A atuação do Profissional de secretariado na organização de eventos sociais ou empresariais ocorrem em três etapas: definição, execução e pós evento.

  • Planejamento ou definição: em conjunto com outros profissionais o Secretário e os demais profissionais organizarão a alma do evento de acordo com os objetivos que a empresa pretende alcançar com a ação do evento;
  • Execução: sendo o momento mais importante do planejamento é onde o Secretário acompanha todo o ato do evento. A equipe como um todo também é acompanhada e virada para não ocorrer nenhum fato inesperado durante a ação do evento;
  • Pós-evento: neste momento a ação do profissional de secretariado é de suma importância para organizar junto a equipe os resultados obtidos pelo evento. Para isto é feito um levantamento dos dados adquiridos juntamente com um relatório dos gastos com prestação de contas quanto a organização do evento.

É importante destacar que este trabalho tem como diferencial atender o cliente de forma exclusiva adequando os serviços de acordo com seus destinos e recursos.

Gestão Empresarial

Primeiramente umas das áreas onde um Profissional formado em Secretariado pode atuar é a gestão empresarial. Pode se dizer que essa é uma das áreas de atuação em que o secretário deve estar bem preparado. As qualidades exigidas são:

Conhecimento técnico: é um trabalho realizado na organização por profissionais que possuem conhecimento técnico onde é necessário saber trabalhar com meios administrativos e financeiros.

Espírito de liderança: apesar de ser uma das áreas onde um Profissional formado em Secretariado pode atuar com maior exigência técnica, é preciso também que ele entenda de pessoas e comportamento humano para classificar equipes.

Assessoria em Marketing

Essa é uma área onde um Profissional formado em Secretariado pode atuar como guia secretarial em marketing. A atividade nessa função se define em administrar a qualidade dos produtos organizando a criação de tarefas que apoiem os mesmos.

Assessoria e consultoria onde um profissional formado em secretariado pode atuar

Esta é uma área onde um profissional formado em secretariado pode atuar de forma livre ajudando executivos em encontro de negócios, bem como reuniões, palestras e seminários.

Assessoria Administrativa

Primeiramente esta é uma das áreas de atuação do secretariado que o Profissional deve estar disposto com as atividades e produtos da empresa em que servirá seus serviços.

Assessoria em Recursos Humanos

Já na função de assessoria em Recursos Humanos é onde um Profissional formado em secretariado pode atuar verificando quais as necessidades de investimento na área de talentos humanos para a retenção dos profissionais de capacitados e alinhados com a empresa. Dessa forma, são feitas análises das aptidões da equipe e quais aplicações são necessárias para um projeto exato.

Assessoria Comercial

O Profissional formado em secretariado atua assessorando a área comercial da empresa, ajudando na melhora dos negócios e resultados da operação comercial da empresa.

Antes de mais nada, sua atuação consiste em trazer um olhar crítico para trazer melhorias e implantar soluções para elevar as vendas.

DICA EXTRA!

Seja um Profissional de destaque.

onde_um_profissional_formado_em_secretariado_pode_atuar_1
profissional formado em secretariado trabalhando

Se você chegou até aqui, já sabe onde um Profissional formado em Secretariado pode atuar e compreendeu que para ser um excelente Secretário ou Secretária é preciso antes de mais nada, estar sempre se atualizado e se preparando para o mercado.

Mas o que você deve saber é que, um ponto positivo para se destacar nesta Profissão é se dedicar aos estudos de outras línguas. Atualmente, o conhecimento da língua inglesa, por exemplo, não é mais um diferencial e sim uma exigência em muitas profissões.

Você pode se perguntar: “mas eu preciso ser bilíngue ou trilíngue para atender telefonemas, enviar e-mails ou arquivar documentos? ”

De fato, não, mas o que você já deve saber é que os melhores cargos de Secretariado estão aguardando os Profissionais mais preparados.

A depender do nível que se quer alcançar dentro da Profissão, saber outra língua é essencial.

Dinâmica dentro do ambiente de negócios

Dentro do ambiente de negócios, por exemplo, nos deparamos com um cenário multicultural. Estar em contato com novos parceiros internacionais é uma dinâmica cada vez mais explorada.

A especialização pode ser iniciada no idioma inglês já que é a língua mais falada no mundo. Independentemente do seu país de origem, o idioma falado nas mesas de negócios internacionais é o inglês.

Pode se dizer que o idioma inglês é considerado a língua oficial dos negócios.

Saiba mais aqui

Sim, o aprendizado de uma nova língua requer investimento de tempo e capital, mas desenvolver essa habilidade além de contribuir culturalmente com sua formação também abrirá oportunidades profissionais na atuação como secretariado.

Quer mais motivos para aprender um novo idioma, confira a seguir:

  • Possibilidade de ganhos superiores: de acordo com pesquisas informam que que um profissional de Secretariado Executivo Bilíngue ganha entre 30% a 40% mais do que um profissional que fala apenas sua língua nativa;
  • Mais chances de empregabilidade: cerca de 90% das vagas direcionadas aos profissionais de Secretariado Executivo são para Secretárias Bilíngue. No caso da recolocação profissional as chances aumentam em 70%;
  • Comunicação e networking: a princípio em um ambiente Profissional é cada vez mais comum estar com pessoas de outras nacionalidades o que abre caminhos para uma carreira internacional. 

Confira como se especializar:

Quais os locais onde um Profissional formado em Secretariado pode atuar?

em síntese você já sabe quais as áreas de atuação vamos descobrir quais os locais que necessitam de Profissionais de Secretariado.

É hora de conferir onde estão as oportunidades. Vamos lá?

A perspectiva de onde um Profissional formado em Secretariado pode atuar são as melhores possíveis. Isso se dá por conta da versatilidade que este Profissional tem dentro do mercado de trabalho. Alguns dos locais de atuação são:

  • Indústrias;
  • Comércios;
  • Empresas prestadoras de serviços;
  • Organizações não governamentais;
  • Órgãos públicos e outros.

Por conta da flexibilidade da atuação existe múltiplas oportunidades em diversas partes do país, então se prepare e conquiste seu espaço no mercado. 

Veja mais setores clicando aqui

Envolva-se!

Comentários

@peepso_user_3(Ercilia ok)
muito bom! ótimo conteúdo!
1 ano atrás
@peepso_user_176(Pricila Halana Melchior)
Oii, belíssimo artigo!! Parabéns!
Alguém poderia me ajudar com algo que me chamou atenção dentro do texto: "Assessoria em Recursos Humanos"
Tenho estado nela, mas a primeira vez que vejo o Secretariado falando... Agradeço, abraço!
10 meses atrás