seminario_internacional_do_conhecimento_em_secretariado-1-1024x576

III Seminário internacional do conhecimento em Secretariado

Em comemoração ao dia do profissional de secretariado, que acontece no dia 30 de setembro, o Secretariado do Brasil promoveu o III Seminário Internacional do Conhecimento em Secretariado. O evento, que acontece todos os anos, dessa vez aconteceu um pouco mais cedo: nos dias 29, 30 e 31 de Agosto.

A boa notícia é que mesmo que você não tenha podido assistir ao vivo, você ainda pode assistir até o dia 20/09 e garantir o certificado seguindo as regras informadas, mas necessita fazer a inscrição no evento aqui, para o nosso sistema computar a sua participação

No final deste artigo deixaremos todos os links deste evento que aconteceu em 3 dias.

Quais temas foram tratados no III Seminário Internacional do conhecimento em Secretariado?

O III Seminário Internacional do Conhecimento em Secretariado tratou de temas com grande relevância na nossa sociedade, especialmente nos últimos anos:

  • Tecnologia, ministrado pelas palestrantes Ercilia Gatto e Solange Giorni
  • Inclusão, ministrado pelos palestrantes Thalia e Diego Batista 
  • Inteligência emocional no setor público, pelo palestrante Eduardo Edilson
  • Multiculturalismo, ministrado pelos palestrantes Sueli Carlos e Alexandre Miserani

 Explicamos melhor sobre cada um dos temas a seguir.

A tecnologia e o III Seminário Internacional do conhecimento em Secretariado

A tecnologia é um dos assuntos mais atuais da nossa sociedade. Dos anos 2000 para cá, grandes e importantes avanços aconteceram na tecnologia, e muito rapidamente. No ano de 2000 por exemplo, poucas pessoas tinham acesso ao telefone celular, que na época servia apenas para fazer ligações.

Hoje, a maior parte da população possui telefone celular, que hoje são os “Smartphones” e vão muito além de ligações, mas podem servir para pagar contas sem sair de casa, assistir filmes e séries, se comunicar com pessoas através de chamadas de vídeo em qualquer parte do mundo, acessar a internet sem precisar estar sentado em uma mesa com computador, e muitas outras coisas.

Além disso, a televisão mudou muito também. Antes, tínhamos aquelas TV ‘s de tubo, que chiavam, tínhamos que colocar a antena no ponto mais alto da casa, e alguns colocavam até esponja de aço nas antenas para que a imagem melhorasse. Hoje, isso não é necessário. As televisões são mais leves, com telas planas e imagens digitais, e a maior parte são smart´tvs, que podem se conectar à internet.

Arriscamos dizer que o futuro chegou. Numa situação hipotética: se uma pessoa que entrou em coma no final dos anos 90 ou no início dos anos 2000 acordasse hoje, certamente ela iria se surpreender com os avanços que aconteceram em nossa sociedade nesse quesito, e ainda há muito o que avançar.

A inclusão e o III Seminário Internacional do conhecimento em Secretariado

Outro tema de extrema relevância e que foi tratado no III Seminário Internacional do conhecimento em Secretariado é a inclusão. A inclusão é algo extremamente necessário. É entender que nossa sociedade não é composta por pessoas iguais, mas por pessoas diferentes. Somos uma sociedade plural, e é preciso reconhecer isso, e mais ainda, que todos possam ocupar todo e qualquer espaço que almejam.

  • Mas afinal, o que é a inclusão social?

A inclusão social é um conjunto de medidas que são direcionadas a pessoas que infelizmente são excluídas do meio social, por motivos como: gênero, cor de pele, orientação sexual, deficiência física ou mental, entre outros. 

A inclusão social é uma importante ferramenta e se faz necessária para garantir direitos a todos os cidadãos. Ela vai na contramão do preconceito e da discriminação, que infelizmente são questões ainda presentes em nossa sociedade, mas precisam acabar de uma vez por todas, e é por isso que é um assunto tão necessário de ser discutido e conversado por todos, e será debatido no nosso III seminário internacional de secretariado. 

“Quanto mais tentam me desmotivar, mais se faz necessária a minha presença.” – Maju Coutinho (Jornalista e apresentadora brasileira)

Multiculturalismo no corporativo e o III Seminário Internacional do conhecimento em Secretariado

O multiculturalismo é o conjunto de diversas culturas que convivem entre si, sem que nenhuma seja inferiorizada, mas cada uma sendo valorizada e respeitada em suas particularidades. Não existem culturas superiores ou inferiores, existem culturas. O mundo é composto por diferenças que precisam ser respeitadas.

  • Quais as características do multiculturalismo?
  • Valorização das diferentes culturas
  • Incentivo ao respeito entre as culturas
  • Promoção da preservação das culturas

Dessa forma, o multiculturalismo contribui para que pessoas de culturas diferentes convivam de maneira pacífica e democrática.

  • Quem foram os palestrantes do III Seminário Internacional do conhecimento em Secretariado?

Agora que falamos um pouco sobre cada um dos assuntos que serão abordados no III Seminário Internacional do conhecimento em Secretariado, vamos falar um pouco sobre cada um dos palestrantes que foram convidados e aceitaram falar sobre estes temas tão importantes e necessários, que com certeza vão agregar muito na vida pessoal e profissional de cada pessoa que se inscrever e participar.

A inteligência emocional no setor público

Também foi abordado em nosso Seminário um tema muito importante e pouco explorado que é a Inteligência emocional no setor público. Tudo para nos fazer entender a importância do equilíbrio emocional do profissional de Secretariado que trabalham como assessores parlamentar.  Assunto fundamental a se abordar no Seminário Internacional de Secretariado.

Quem atuou no III Seminário internacional do conhecimento em Secretariado

Então o III Seminário Internacional do Conhecimento em Secretariado foi um sucesso e agradecemos a cada um do palestrantes. Reunimos grandes especialistas este ano, veja:

Diego Batista:

Diego Batista é formado em administração pelo Centro Universitário IESB, pós-graduado em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica, Mestrando em Administração pela Must University da Flórida-EUA, cursando MBA em Gestão de Organizações do Futuro na BBI of Chicago, Analista Comportamental com dupla certificação e especialista em Recursos Humanos. Palestrante e Sócio da Van Gogh Consultoria, Consultor Empresarial e Professor do curso técnico em administração da maior rede de ensino técnico privado do Brasil. Atuou em grandes organizações como Banco Itaú e Ambev e SENAI e Grupo Pão de Açúcar na área de RH.

Iumi Takeda Yokobatake

Engenheira de Produção (Poli – USP) com anos de experiência e já trabalhou em várias frentes. Pós-Graduação FEA. Diretora financeira na Clínica Akita – Você mais Bonita e Vaincre – produtora do Natu-Gen. Instrutora da Cerimônia do Chá Escola Urasenke de Kyoto, Japão.

Thalia Ferreira

Natural do Rio Grande do Sul, Secretária Executiva formada pela UPF (Universidade de Passo Fundo), aluna do Secretariado do Brasil e estagiária da Prefeitura Municipal de Ronda Alta – RS, e  se enquadra na categoria especial.

Sueli Carlos

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora e atualmente inscrita na faculdade de Recursos Humanos, é Secretária Executiva de alta direcção, com 7 anos de experiência, dois dos quais assessorando um membro do Governo de Angola, a Consultora do Presidente da República para os Assuntos Ambientais, Ex-Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola.

Eduardo Edilson

Secretário Executivo formado pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Mestrando em ensino das ciências ambientais pela UnB (Universidade de Brasília), Membro do Comitê de Secretariado Executivo do Distrito Federal.  Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão, Assessoria Executiva, Secretariado e Sociedade do Instituto Federal de Brasília, vinculado ao CNPq. Atualmente é professor no Instituto Federal de Brasília – IFB, no curso Superior em Secretariado e professor no SENAC/DF, no curso Técnico em Secretariado.

Alexandre Miserani

Professor de MBA e CBA e Especialização Lato Sensu em diversas Universidades, Consultor em Educação Superior, Coordenador do curso de Bacharelado em Administração e cursos tecnológicos da Faculdade Arnaldo Janssen, Consultor em Comércio Exterior para pequenas e médias empresas. Alexandre é formado em Administração Habilitação Comércio Exterior, Formado em Direito, Mestre em Engenharia de Produção e MBA em Gestão Estratégica de Negócios.

Ercilia Gatto

Criadora, idealizadora e fundadora do Secretariado do Brasil. Bacharel em Secretariado pela UFPE; Pós-graduada em RH e Mestre em Sociologia pela Università di Roma Tre. Virtual Assistant; Gestora de Rh e Headhunter; Mentora de Profissional; Tradutora e Empresária. Project Manager e Professora de cursos e-learning e m-learning em instituições estrangeiras; consultora empresarial e profissional. Trabalha em instituições estrangeiras de várias partes do mundo e já formou mais de 14 mil profissionais.

Bernadete Leuthier

Presidente da Federação Nacional de Secretárias e Secretários – FENASSEC e também Presidente do Sindicato das Secretárias do Estado de Pernambuco – SINSEPE. Especialista em Secretariado Executivo pela Escola Superior de Relações Públicas de Pernambuco – ESURP; Graduada em Direito pela AESO – Associação de Ensino Superior de Olinda; Bacharel em Letras – Habilitação em Português e Inglês pela UNICA.

Solange Giorni

Palestrante e Professora Universitária com carreira já consolidada. Autora dos livros: “ Consultoria – Um pilar do Profissional de Secretariado – Conceitos, comentários e abordagem prática, Profissional de Secretariado na Coordenação de eventos, entre outros. Ela trouxe um tema muito bom, na área de tecnologia e ainda implantou uma novidade, o próprio avatar para saudar a audiência de participantes.

E aí! Se não viu o Seminário é hora de assití-lo:

Com tantos assuntos e palestrantes relevantes, o III Seminário Internacional do Conhecimento em Secretariado promete ser o maior evento do ano, e é claro que você não vai perder, não é?! 

Você ainda está em tempo de assistir e se atualizar gratuitamente. E se quiser o certificado, basta seguir as regras informadas nos vídeos abaixo e fazer a sua doação por este link: 

Mas lembre-se também de se inscrever no evento, mesmo assistindo a gravação, para contar em seu certificado.

Sem dúvida este evento que vai agregar na sua vida pessoal e profissional.

Veja então o dia 1

Veja o dia 02

Veja então o dia 03

E se ainda não faz parte do time de vencedores, aproveite e se inscreva em nossa plataforma de formação continuada aqui.

Envolva-se!

Comentários

@peepso_user_3(Ercilia Marques Gatto)
Foi maravilhoso! amei participar cada segundo. E adquiri muito... conehcimento com estes palestrantes maravilhosos. Não tenho como expressar a minha gratidão. A gente faz, a gente cria, mas a gente aprende muito mais com este ambiente de conhecimento e junto de pessoas magníficas. GRATIDÃO A TODOS OS PARTICIPANTES E PALESTRANTES.