sociedade_5_0_e_o_secretariado

Sociedade 5.0 e o Secretariado

Novos modelos e conceitos de Sociedade vão surgindo e profissionais de Secretariado estão sempre dispostos a modernização dos processos, entregando sempre os melhores resultados para as organizações em que se fazem presentes. A sociedade 5.0 é uma revolução digital.

A Sociedade 5.0 é um modelo de Sociedade que surgiu no ano 2016, proposto pelo governo Japonês, visando a interligação de cidades via tecnologia, mas como isso será feito? Existem aspectos negativos? Como esse modelo social irá afetar profissionais de Secretariado? 


O Secretariado do Brasil preparou esse artigo para você, visando o melhor entendimento da Sociedade 5.0 e como a implementação desse modelo proposto de sociedade poderá impactar nas atribuições de profissionais de Secretariado.

sociedade_5_0_e_o_secretariado
Futuristic smart city with 5G global network technology

O Secretariado na atualidade

É indiscutível a importância de Secretárias e Secretários nas organizações e empresas. Secretárias e Secretários são os responsáveis pela organização e pela comunicação de gestores com clientes, ou até mesmo de funcionários com gestores. Profissionais de Secretariado são agentes facilitadores.

Mesmo com os diversos avanços tecnológicos, agendas online, programas facilitadores de comunicação, existem funções que não tem como substituir Secretárias e Secretários, fora também o fator humano, um carinho que só o tom de voz de um profissional de confiança como os de Secretariado passam para seus gestores.  

O que é a Sociedade 5.0?

Como já foi dito no início deste artigo, a Sociedade 5.0 é um modelo de organização social em que a tecnologia irá ser utilizada para criar soluções com foco nas necessidades do ser humano. Gerando assim, um bem-estar social para Sociedade, onde cidades serão totalmente conectadas através da tecnologia, as Smart cities. 


Aqui no blog do Secretariado do Brasil temos um artigo com 8 ferramentas digitais para auxiliar as rotinas secretariais, termine a leitura desse artigo e depois faça a leitura desse aqui.

Smart City, o que é?

sociedade_5_0_e_o_secretariado_2

A tradução literal de smart city é cidade inteligente, então o nome fala por si só, não é?

Smart city é uma cidade totalmente interligada pela tecnologia, a tecnologia é implementada na Sociedade para trazer benefícios a todos e todas. 

Então uma Sociedade 5.0 contará com Smart cities e já existem  algumas experimentações ao redor do mundo.

Objetivos da Sociedade 5.0

sociedade_5_0_e_o_secretariado
Abstract Double exposure of Business man touching an imaginary screen against white background

A Sociedade 5.0 tem o objetivo de sanar alguns dos problemas presentes na Sociedade atual, como a poluição, por exemplo. O governo japonês aponta soluções para problemas atuais.

Problema Solução 
Aumento na demanda por alimentos Redução no desperdício e aumento na produção alimentícia  
Competição internacional Industrialização sustentável 
Aumento na demanda por energia Redução na emissão de gases do efeito estufa 
Concentração de riqueza e aumento na desigualdade social Correção da desigualdade e redistribuição de renda 

A maior dificuldade para implementação desse modelo é a dificuldade técnica, muitas das tecnologias necessárias para implementação da Sociedade 5.0 já estão disponíveis, mas as empresas que detém o direito dessas tecnologias ainda visam muito mais o lucro, ao invés de visar o bem-estar social. 

Será necessária uma grande negociação entre governos e empresas para viabilizar a implementação desse modelo social. 

Como o novo modelo social pode afetar profissionais de Secretariado?

A profissão de Secretariado passa por constantes evoluções, profissionais de Secretariado são preparados para serem adaptáveis às novas configurações sociais. O papel de Secretárias e Secretários é, e sempre será, serem agentes facilitadores dentro das organizações. 

Na Sociedade 5.0, Secretárias e Secretários devem dominar as novas tecnologias, temos um curso de Novas Tecnologias que você pode conferir aqui

Secretárias e Secretários deverão levar consigo os modelos dessa nova configuração social.

  • Qualidade de vida

O trabalho pesado será quase que eliminado por completo devido às automações e novas tecnologias, então Secretárias e Secretários deverão proporcionar um ambiente leve, feliz e divertido.

  • Inclusão 

Com um mundo menos excludente, Secretárias e Secretários deverão a cada dia mais respeitar as diferenças, cuidando dessa inclusão dentro das organizações.

  • Sustentabilidade 

A sustentabilidade já é um tópico bastante abordado, então Secretárias e Secretários terão que prestar bastante atenção nas boas práticas sustentáveis. 

As principais tecnologias da Sociedade 5.0

  • Robótica: Os robôs estão cada dia mais presentes no nosso dia a dia e já estão substituindo os seres humanos em algumas funções.
  • Inteligência artificial: As máquinas serão capazes (já são) de tomar decisões sem a interferência humana.
  • Computação em Nuvem: Sistemas cada dia mais complexos, podem ser executados por máquinas cada dia menores.
  • Energia renovável: Energias finitas, como petróleo, serão deixadas de lado, abrindo espaço para energias renováveis, como a solar e a dos ventos.
  • Veículos autônomos: Com auxílio da inteligência artificial, veículos irão funcionar sem a necessidade de humanos.

Por fim, profissionais de Secretariado devem sempre manter-se atentas e atentos a todas evoluções que vão surgindo na nossa Sociedade, para que não tornem-se profissionais obsoletos, perdendo espaço para profissionais mais capacitados. Estudar nunca é demais, busque novas fontes de conhecimentos, não fique na mesmice, a aprendizagem deve ser continuada, novos conhecimentos são sempre bem-vindos.

Envolva-se!

Comentários

@peepso_user_61(Nádia Bastos Santos Silva) Perfeito. Atualização sempre
1 mês atrás 1 mês atrás