4_dias_por_semana_de_trabalho_capa

Semana de 4 dias de trabalho e o Aumento da Produtividade

Estudos apontam que uma semana de 4 dias de trabalho, pode gerar o aumento da produtividade dos trabalhadores, pois causa menos estresse,  funcionários se sentem mais energizados assegurando-se de um bem-estar maior. 

Você sente que o trabalho tem prejudicado sua saúde mental? A solução dos seus problemas pode ser resolvida com a semana de 4 dias de trabalho. Estudo feito na Islândia comprova isso.

Como já dizia Heráclito:

 ‘’A única coisa permanente é a mudança’’.

 E neste caso, a mudança sobre a qual falaremos é a que algumas empresas já estão a adotar a semana de trabalho de 4 dias, e resultando no aumento da produtividade.

semana_de_4 dias_de_trabalho

 Semanas de 4 dias de trabalho: o resultado  dos primeiros estudos

De acordo com os resultados, os profissionais tiveram um aumento da  produtividade, ficando menos estressados e muito mais motivados ao trabalho. 

Além da Islândia, outros países também estão testando esta redução da jornada de trabalho com o objetivo de promover um aumento da produtividade. 

A Microsoft Japão reporta aumento de 40% na produtividade após ter migrado para a semana de 4 dias.

Segundo o associado sênior da Pinheiro Neto Advogados, Lucas Camargo, é previsto como carga horária semanal 44 horas, sendo oito horas diárias. Mas cada empresa pode administrar como quiser este limite, diminuindo ou não.

Se olharmos para os pontos positivos, podemos ter uma diminuição no impacto ambiental, redução de custos e um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, o que irá também refletir-se num aumento da produtividade. 

E por falar em aumento da produtividade, muitas vezes ela é associada ao número de horas trabalhadas pelo colaborador. Contudo, para ser produtivo, o que o profissional necessita é de uma boa liderança que tenha seu bem-estar como foco. 

Teremos aumento da produtividade

O profissional de secretariado é desafiado todos os dias a exercer suas atividades com rapidez, em prazos curtos, mas sem nunca esquecer algo muito importante: a qualidade.

A redução do modelo requer mobilizar o profissional de secretariado e outros profissionais para que atuem com mais foco, reorganizar o trabalho para que ser distribuído nos quatro dias.

Isto é,  identificar de que forma cada área pode mensurar a produtividade do secretariado e outras áreas e rever processos pouco eficientes.  

As folgas na quarta-feira têm o objetivo de fazer os trabalhadores se revigorarem para trabalhar melhor nos outros dias da semana.

O rendimento da equipe é maior. A intenção é ter uma pausa no meio da rotina, e não ser um final de semana prolongado.

 Uma das questões é que nem sempre esse modelo pode funcionar para todos os segmentos e  áreas. Não existirá uma única solução para resolver todo tipo de problemas de empresas. Cada uma tem seu método de avaliar e utilizar as práticas mais adequadas de cada empresa. E assim, entender seu alinhamento à estratégia corporativa.

Portanto, é de suma importância compreender como é o ambiente de trabalho. Se o secretariado estiver sobrecarregado, fazendo horas extras constantemente e sem tempo de descanso, por exemplo, sua produtividade será cada vez menor.

A busca pela qualidade tem se tornado crucial pelas lideranças, em vez de uma presença corporativa física. Portanto, o profissional de secretariado tem que incluir práticas de orientações sobre o bom uso do tempo, seja ele qual for.

Por esses motivos, é importante trazer para conversas corporativas que a redução da jornada pode resultar em aumento da produtividade, o que não é  medido por horas trabalhadas.

O que impacta no resultado 4 dias de trabalho por semana

Com a pandemia, foi possível mostrar que só o modelo tradicional não basta para o desenvolvimento e funcionamento de negócios. Nos mostrou que podemos mudar radicalmente nossos métodos de trabalho.

 O que vai impactar no resultado de uma empresa não são as horas trabalhadas, e sim a disposição que o trabalhador vai ter para gerar o aumento da produtividade em seus serviços. Mas isso também exige muito do modelo de jornada que a própria empresa estabelece. 

Trabalhar menos resulta em ter menos ansiedade e estresse, o que permite a criação de relações interpessoais melhores.

E não esqueça: você só poderá viver em alta performance se estiver com a saúde em dia. Todos ganhamos com a semana de 4 dias. Pois, teremos mais tempo com nossas famílias. Relacionamentos podem ser solidificados.

Uma vida  mais saudável, é uma vida mais produtiva. E quanto mais produtiva, mais rendimento no trabalho. 

E você profissional de Secretariado? O que achou da Semana de 4 dias de trabalho? É um fator que pode gerar aumento da produtividade?

Para quadruplicar a sua produtividade recomendamos o nosso curso de metodologias ágeis. Uma dica é fazer o curso de novas tecnologias que inclui o minicurso de metodologias ágeis e você ainda aprende novas tecnologias que também irão turbinar a sua produtividade. Veja clicando aqui

Envolva-se!

Comentários

@peepso_user_2852(Gisele Gomes)
Séria ótimo
4 meses atrás