Aula 4.3 – Imagem e Marketing Pessoal

O que fazer e o que não fazer! Fique atento (a)

O que fazer e o que não fazer das primeiras impressões

Aqui estão alguns costumes gerais a serem seguidos para uma primeira reunião para garantir que você cause uma boa impressão.

Nunca faça isso:

Não seja arrogante. Isso é muitas vezes o resultado de falar demais e não ouvir o suficiente. Isso cria a impressão de que você não está interessado na outra pessoa ou no que ela tem a dizer.

Jamais interrompa quando os outros falam. Em muitas culturas, interromper alguém parece muito rude. Não apenas comunica que você não está realmente ouvindo, mas muitas vezes incomoda a pessoa interrompida.

Também cria a impressão de que você está mais interessado em se ouvir falar e valoriza mais sua própria opinião do que a dos outros.

Não fique constantemente no seu telefone. De vez em quando, todos devemos fazer uma desintoxicação digital para superar nossa dependência de dispositivos. Se você está constantemente no telefone, cria a impressão de que não está prestando atenção. Também comunica que você não está interessado na outra pessoa.

Não Tente demais. Tentar demais é muitas vezes óbvio e faz você parecer insincero. Pode criar a sensação de que você está preparado para fazer quase qualquer coisa para causar uma boa impressão, mesmo que isso signifique exagerar suas habilidades.

Faça Sempre

Leia o discurso. Tirar um momento para ler o descurso sobre níveis de formalidade e estilo de linguagem.

Use diferentes tipos de escuta. Compreender e usar os diferentes tipos de escuta permite que você se comunique de forma mais eficaz.

Outras pessoas vão perceber se você é um ouvinte eficaz ou não. Isso contribuirá para a impressão que eles têm de você.

Seja otimista. Ser otimista contribuirá para uma atmosfera positiva. As pessoas gostam de estar perto de otimistas. Uma sensação de alegria terá um efeito positivo na impressão que você cria.

Faça perguntas abertas e fechadas. Fazer perguntas abertas mostra que você está interessado e atento. Fazer perguntas fechadas mostra que você se concentra no que é importante.

Aqui estão algumas ideias para perguntas que você pode fazer:

  • O que o levou a esta carreira?
  • Qual é a parte mais emocionante do seu trabalho e por quê?
  • Qual é uma habilidade profissional em que você está trabalhando atualmente?
  • Quem te inspira?
  • Onde você trabalhava antes desta posição?
  • Você tem algum hobby?
  • Qual é a sua coisa favorita para fazer nos fins de semana?
  • Do que você se orgulha?
  • Ao fazer uma mistura de perguntas abertas e fechadas, você mostra aos outros que possui essas habilidades, o que cria uma primeira impressão positiva.

Como se recuperar de causar uma má primeira impressão

Superar uma primeira impressão ruim às vezes pode parecer uma tarefa quase impossível.

Não é.

Leva apenas esforço e tempo consistentes. Abaixo estão algumas diretrizes para você começar a superar uma primeira impressão ruim.

  • Aceite a primeira impressão ruim e identifique onde você errou
  • Somente aceitando a primeira impressão ruim você pode começar a identificar onde errou.
  • A autoconsciência o ajudará a identificar o que você precisa fazer de maneira diferente e por quê. Depois de identificar onde você errou (ou o que deu errado), você pode tomar as medidas corretivas.
  • Admita seu erro e peça desculpas se necessário
  • Admitir seu erro para si mesmo muitas vezes pode ser a parte mais difícil. Mas depois disso, é mais fácil admitir seu erro para os outros.

Importante! lembrar é que só porque você causou uma primeira impressão ruim, não significa que sempre foi você ou sua culpa. O importante é ser capaz de identificar o que deu errado, não se culpar por isso. 

Pedir desculpas pelo seu erro (se necessário) mostra que você está ciente e interessado em melhorar a primeira impressão que a pessoa tem de você. Um pedido de desculpas pode ajudar bastante a superar uma primeira impressão ruim.

Foco no futuro

Não se prenda à primeira impressão ruim. Depois de aceitar e admitir, concentre-se nas ações que você fará para melhorar a primeira impressão.

Resistir à primeira impressão ruim só tornará mais difícil para você se recuperar dela.

Seja consistente com suas ações positivas

É importante ser consistente com suas ações positivas. Sua consistência mostrará sinceridade.

Você também precisa ser consistente porque, infelizmente, qualquer lapso em suas ações positivas reforçará a primeira impressão ruim.

Faça valer a sua segunda impressão

Uma boa primeira impressão pode trazer muitos benefícios. Oferece-lhe vantagens, tanto a curto como a longo prazo, na sua vida pessoal e profissional.

As diretrizes acima podem colocá-lo no caminho para dominar a arte de criar uma boa primeira impressão. Com atenção aos detalhes e prática, você pode criar uma impressão que dura. Por todas as razões certas.

Para obter assistência e suporte no desenvolvimento dessas e de outras habilidades, foque em seus estudos com o Secretariado do Brasil. Estamos aqui para ajudá-lo a se destacar.